quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Unipiaget de Angola apresenta novos cursos em 2015


A Universidade Jean Piaget de Angola (UniPiaget) é uma instituição de ensino superior privada sedeada em Luanda e com um pólo em Benguela. Inaugurada em Dezembro de 2000, a criação da UniPiaget surge de um acordo de cooperação entre o Instituto Piaget de Portugal e o Ministério da Educação de Angola.

Criada com o intuito de fomentar o ensino superior angolano e formar quadros superiores, a UniPiaget tem também a missão de participar activamente no desenvolvimento humano e social da comunidade. 
No ano lectivo de 2005/2006 formou o primeiro grupo de licenciados e iniciou a actividade lectiva no Pólo de Benguela. Apostando num ensino exigente com vista à empregabilidade dos seus discentes, o reitor da UniPiaget, Pedro Domingos Petterson, revela ao VerAngola que a abertura de novos cursos na instituição está prevista para 2015.
Solidificar as parcerias existentes com empresas e entidades nacionais e internacionais estão também, segundo o reitor, entre os objectivos da UniPiaget.








Notícia e entrevista completa em "Ler mais"

Como surgiu a Universidade Jean Piaget em Angola?

A Universidade Jean Piaget surge, em Angola, no âmbito do acordo de cooperação celebrado, em 1998, entre o Ministério da Educação angolano e o Instituto Piaget de Angola. Trata-se de uma instituição de ensino superior, sedeada em Luanda, que foi inaugurada em Dezembro de 2000, e aprovada pelo Decreto N.º 44-A/01 do Conselho de Ministros, em 06 de Julho de 2001.

Que cursos oferece a Universidade Jean Piaget Angola?

Neste momento a Universidade disponibiliza os seguintes cursos: Direito, Economia e Gestão, Psicologia, Sociologia, Ciências do Desporto e Motricidade Humana, Medicina, Medicina Dentária, Enfermagem e Obstetrícia, Fisioterapia, Ciências Farmacêuticas, Engenharia Electromecânica, Engenharia Informática de Gestão, Engenharia de Pesquisa e Produção de Petróleos, Engenharia Civil, Engenharia de Refinação de Petróleos e Ensino do Português e Línguas Nacionais.

Quantos docentes tem? São todos angolanos?

A Universidade possui 311 docentes nacionais e 62 estrangeiros. Cerca de 83 por cento do corpo docente tem nacionalidade angolana. Os restantes professores são provenientes de Cuba, Portugal, Congo, Brasil, Alemanha, Bulgária, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé.

Quantos alunos frequentam a Universidade?

Em 2012 atingiu-se cerca de 9640 alunos, dos quais 5145 frequentam a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, 3054 a Faculdade de Ciências da Saúde, 1377 a Faculdade de Ciências e Tecnologias e 64 estão na Faculdade de Humanidades, Artes, Educação e Formação de Professores.

Os alunos são todos de nacionalidade angolana?

Os estudantes da Universidade Jean Piaget são maioritariamente angolanos. No entanto existem estudantes de nacionalidade portuguesa, cubana, santomense, cabo-verdiana, guineense, congolesa, entre outras.

Está previsto a introdução de novos cursos?

A introdução de novos cursos está prevista para 2015. No entanto é necessária a consolidação dos existentes e a avaliação e aprovação pelo Ministério do Ensino Superior em relação aos novos cursos.

Ao longo do ano lectivo são levadas a cabo muitas acções de formação e palestras?

Todos os anos a Universidade cria condições para as Faculdades promoverem palestras, acções de formação e congressos. Nos dois últimos anos foram realizados importantes congressos internacionais, como por exemplo na área de Medicina, Medicina Dentária e Petróleos.

Em Angola o ensino já está mais evoluído? Já chega a mais pessoas?

Estimam-se cerca de seis milhões no Ensino Primário e Secundário.

Que lacunas existem a nível da Educação no País?

A rede escolar ainda é distorcida. A pirâmide de Recursos Humanos está invertida. É necessário reforçar a formação de quadros médios e a formação profissional. Existem algumas lacunas no que diz respeito à qualidade do ensino secundário, verificando-se algumas debilidades nas disciplinas de português e matemática. A Universidade prevê um acompanhamento mais aprofundado aos estudantes que se encontram nestas condições.

Que tipo de relação mantém a Universidade com as empresas no sentido de colocar os jovens no mercado de trabalho?

A Universidade Jean Piaget de Angola Piaget mantém relações de cooperação com diversas empresas e instituições, pelas quais os nossos estudantes realizam estágio. São recrutados os melhores recém-licenciados para trabalhar nessas unidades empresariais, como por exemplo na empresa brasileira Odebrecht.

Com que instituições tem a Universidade Jean Piaget protocolos? Para que servem?

A cooperação e o intercâmbio culturais, científicos e técnicos, com instituições nacionais e estrangeiras é um dos pressupostos que a Universidade apresenta. Pressuposto que tem vindo a desenvolver-se de uma forma progressiva, promovendo a ligação à sociedade e contribuindo assim para o aumento de competências de todos os seus intervenientes, tais como os estudantes, docentes e as próprias organizações de cooperação, bem como a desenvolver e transmitir o conhecimento científico.
A Universidade Jean Piaget já cooperou com algumas faculdades da Universidade de Coimbra,Universidade do Minho, Instituto Politécnico de Tomar, Universidade Santiago de Compostela, Bayer Portugal, Bluepharma - Indústria Farmacêutica, Centro Hospitalar do Porto, Associação Piaget Internacional, Associação dos Farmacêuticos de Língua Portuguesa, Direcção Nacional de Medicamentos e Equipamentos de Angola, Sogester, Empresa Nacional de Electricidade, Cabinda Golf Company, Odebrecht Angola, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento em Angola, Hospital Pediátrico David Bernardino, Direcção Provincial de Saúde de Huíla, Hospital Central António Agostinho Neto, Centro Nacional de Oncologia, entre outras entidades e empresas.

Como está o processo de criação de uma instituição que avalie a qualidade das Universidades?

Por forma a dar cumprimento ao Decreto n.º 90/09 que orienta a obrigatoriedade da Avaliação Institucional das Instituições de Ensino Superior, a UniPiaget dispôs em 2012 a criação de um SIGQ - Sistema Interno de Garantia da Qualidade aprovado recentemente pelo Conselho Científico da Universidade. Neste momento decorre um processo de auto-avaliação com auscultação através de questionário de alunos, ex-alunos e professores cuja informação dará lugar à elaboração de um relatório com a aplicação da análise SWOT.
1. A periodicidade da avaliação é bienal. A avaliação incide sobre o questionamento de um conjunto de parâmetros, dos quais se destacam:
a) Alunos:
- Qualidade e funcionalidade das instalações;
- Qualidade do funcionamento dos serviços;
- Apreciação do estudante sobre o funcionamento do curso, da qualidade e competência científica e pedagógica dos professores;
- Espaço para resposta livre do inquirido sobre qualquer outra matéria que julgue útil referenciar.
b) Professores:
- Relação do docente com a instituição:
- Qualidade das instalações oferecidas;
- Apoio prestado ao docente pelos diferentes serviços;
- Apreciação sobre o curso e o seu funcionamento;
- Espaço para resposta livre do inquirido sobre qualquer outra matéria que julgue útil referenciar.
2. Não estão previstos de momento mecanismos de avaliação externa. No entanto o Ministério do Ensino Superior está a elaborar alguns instrumentos para o efeito.

Que cursos de mestrado estão a ser ministrados na Universidade Jean Piaget?

Direito – jurídico - forense, Economia - Finanças Públicas e Engenharia Civil.

Está previsto, para breve, a abertura de novos cursos de mestrado?

Sim, após a avaliação pelo Ministério dos existentes.

A Universidade tem pólos noutras províncias além de Luanda?

Angola já possui um leque vasto de instituições de Ensino Superior distribuídas pelas várias Províncias de Angola. A Universidade Jean Piaget de Angola, está localizada na região Académica I definida pelo Ministério do Ensino Superior, mas também possui o Instituto Superior Jean Piaget de Benguela, localizado nesta província. Existem igualmente projectos a médio prazo para a sua implantação na província do Huíla.

Mais informações em http://www.verangola.net

Sem comentários:

Enviar um comentário